Recados do Senhor.

Bem vindo ao blog "Recados do Senhor". Faço votos que os textos aqui postados, possam efetivamente, contribuir para o conhecimento da Verdade, e o seu consequente crescimento espiritual. Disse Jesus: "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" Jo 8:32.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

AGORA É TEMPO DE PREPARAÇÃO.


Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem. (Luc. 21:36).

Os cristãos professos que chegarem ao tempo de angústia sem estarem preparados, confessarão em seu desespero os seus pecados perante o mundo com palavras de angústia consumidora, ao passo que os ímpios exultam de sua agonia. O caso de todos estes é sem esperança. Quando Cristo Se levantar e deixar o Lugar Santíssimo, começará o tempo de angústia, estará decidido o caso de cada pessoa, e não haverá sangue expiatório para purificar do pecado e corrupção. Quando sai do Santíssimo, Jesus fala em tom decisivo e autoridade real: "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. 

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." Apoc. 22:11 e 12. Aqueles que adiaram a preparação para o dia de Deus não poderão obtê-la no tempo de angústia, ou em algum período futuro. Os justos não cessarão seus fervorosos e agoniados clamores por livramento. Eles não conseguem lembrar-se de pecados específicos; mas podem ver apenas pouco bem em toda a sua vida. Os seus pecados foram antecipadamente a julgamento, e foi-lhes dado o perdão. Os seus pecados foram levados para a terra do esquecimento, e eles não conseguem trazê-los à memória. 

Vêem-se ameaçados de destruição certa, e, como Jacó, não permitirão que sua fé se debilite porque suas orações não são respondidas imediatamente. Embora sofram as ânsias da fome, não pararão suas intercessões. Apegam-se à força de Deus, como Jacó se apegou ao Anjo; e a linguagem de sua alma será: "Não Te deixarei ir se me não abençoares." Gên. 32:26. Esse tempo de aflição e angústia requererá um esforço de sinceridade e fé resoluta que suporte a demora e a fome, e não desfaleça sob a fraqueza, embora seja severamente provado. O período de graça é o tempo concedido a todos, a fim de se prepararem para o dia de Deus. (ERP, pg. 343 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

É DESPERTADA A IRA DE SATANÁS.


Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.      (I Ped. 5:7 e 8).

Para que o mundo seja convencido do pecado como transgressores da lei de Deus, o Agente tem de ser o Espírito Santo atuando por meio de instrumentos humanos. A igreja precisa desvencilhar-se agora de sua sonolência letal; pois o Senhor está esperando para abençoar Seu povo que reconhecer a bênção quando ela vier, e difundi-la em claros e fortes raios de luz. "Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados. ... Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos." Ezeq. 36:25 e 27. Para que o deserto da igreja se torne em campo frutífero, e o campo frutífero seja tido por bosque, isto terá de dar-se pelo Santo Espírito de Deus derramado sobre o Seu povo. Os anjos celestiais têm esperado longamente que os agentes humanos, os membros da igreja, cooperem com eles na grande obra a ser feita. Estão esperando por ti. Tão vasto é o campo, tão abrangente o plano, que todo coração santificado será levado para o serviço, como instrumento do poder divino.

Ao mesmo tempo haverá um poder agitando tudo por baixo. A atuação de anjos maus será evidenciada em imposturas e enganos, em calamidades, e em acidentes e crimes de natureza incomum. Enquanto Deus emprega os anjos de misericórdia para trabalharem por meio de Seus agentes humanos, Satanás põe seus próprios agentes em campo, impondo tributo a todos os poderes que se submeterem ao seu domínio. Haverá muitos senhores e muitos deuses. Ouvir-se-á o clamor: "Eis aqui o Cristo!" e "Ei-Lo ali!" Mat. 24:23. A profunda conspiração de Satanás revelará suas atuações por toda parte, com o objetivo de desviar a atenção do dever presente. O aparecimento de um falso cristo suscitará enganosas esperanças na mente dos que se deixarem enganar. Os membros da igreja que se acham atentos estarão à altura da emergência, e as manifestações do poder satânico serão apresentadas ao povo em sua verdadeira luz. (ERP, pg. 340 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

MANIFESTANDO LIBERALIDADE E BENEFICÊNCIA.

Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. (II Cor. 8:3 e 4).

O evangelho, estendendo-se e ampliando-se, exigia maiores providências para manter a luta depois da morte de Cristo, o que tornou a lei de dar ofertas necessidade mais urgente que sob o governo hebraico. Agora Deus requer, não menores, mas maiores dádivas que em qualquer outro período da história do mundo. O princípio estabelecido por Cristo é que as dádivas e ofertas sejam proporcionais à luz e às bênçãos fruídas. Ele disse: "Àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." Luc. 12:48.Os primeiros discípulos corresponderam às bênçãos da era cristã em obras de caridade e beneficência. 

O derramamento do Espírito de Deus, depois que Cristo deixou os discípulos e ascendeu ao Céu, conduziu à abnegação e sacrifício pela salvação dos outros. Quando os santos pobres de Jerusalém se viram em miséria, Paulo escreveu aos gentios cristãos relativamente às obras de beneficência, e disse: "Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça." II Cor. 8:7. A beneficência aqui é colocada ao lado da fé, do amor e da diligência cristã. 

Os que pensam poderem ser bons cristãos, e cerrarem os ouvidos e o coração aos pedidos de Deus para que sejam liberais, acham-se terrivelmente enganados. Pessoas há que são pródigas em profissão de grande amor à verdade e, no que respeita às palavras, interessam-se muito em ver o progresso da verdade, mas nada fazem por esse progresso. A fé dessas pessoas é morta, não sendo aperfeiçoada pelas obras. O Senhor jamais cometeu tal erro de converter uma pessoa e mantê-la sob o domínio da cobiça. (ERP, pg. 336- MM 1999). gsantos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

AMOR FRATERNAL EXPRESSO.


Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. (Atos 4:32).

O relato declara: "Não havia pois entre eles necessitado algum." E diz como as necessidades eram supridas. Aqueles dentre os crentes que tinham dinheiro e bens, alegremente sacrificavam-nos para socorrer na emergência. Vendendo suas casas ou suas terras, eles levavam o dinheiro e o depositavam aos pés dos apóstolos. "E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." Atos 4:34 e 35. Esta liberalidade da parte dos crentes foi o resultado do derramamento do Espírito. "Era um o coração e a alma" (Atos 4:32) dos conversos ao evangelho. Um comum interesse os guiava - o êxito da missão a eles confiada; e a avareza não tinha lugar em sua vida. Seu amor aos irmãos e à causa que haviam abraçado, era maior do que o amor ao dinheiro e às posses. 

Suas obras testificavam que eles tinham a salvação dos homens em maior apreço que as riquezas terrestres. Assim será sempre, quando o Espírito de Deus toma posse da vida. Aqueles cujo coração transborda do amor de Cristo, seguirão o exemplo dAquele que por amor de nós, Se tornou pobre, para que por Sua pobreza enriquecêssemos. Dinheiro, tempo, influência - todos os dons que receberam das mãos de Deus - só serão por eles apreciados quando usados como meio de fazer avançar a obra evangélica. Assim foi na igreja primitiva; e, ao ver-se na igreja de hoje que, pelo poder do Espírito os membros retiraram suas afeições das coisas do mundo, e se dispõem a fazer sacrifícios a fim de que seus semelhantes possam ouvir o evangelho, as verdades proclamadas terão poderosa influência sobre os ouvintes. (ERP,pg. 335 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

O ESPÍRITO PRODUZ PAZ E ALEGRIA.


E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. (Rom. 15:13).

Muito se está dizendo a respeito da concessão do Espírito Santo, e isto está sendo interpretado por alguns de tal maneira que é um dano às igrejas. Vida eterna é o recebimento dos elementos vivos das Escrituras e fazer a vontade de Deus. Isto é comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus. Aos que isto fazem, são trazidos à luz vida e imortalidade pelo evangelho, pois a Palavra de Deus é realidade e verdade, espírito e vida. É privilégio de todos quantos crêem em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal alimentar-se da Palavra de Deus. A influência do Espírito Santo torna a Palavra, a Bíblia, uma verdade imortal, que ao indagador que ora, comunica nervos e músculos espirituais. "Examinais as Escrituras", declarou Cristo, "porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim." João 5:39. 

Os que cavam abaixo da superfície descobrem as escondidas gemas da verdade. O Espírito Santo acha-Se presente com o sincero indagador. Sua iluminação resplandece sobre a Palavra, gravando a verdade na mente com nova importância. O pesquisador enche-se de um senso de paz e alegria nunca dantes experimentadas. A preciosidade da verdade é compreendida como nunca dantes. Uma nova luz celeste fulge sobre a Palavra, iluminando-a como se cada letra se tingisse de ouro. O próprio Deus falou à mente e ao coração, tornando a Palavra espírito e vida. Todo sincero investigador da Palavra ergue o coração a Deus, implorando o auxílio do Espírito. E descobre em breve aquilo que o leva acima de todas as fictícias declarações do pretenso mestre, cujas teorias fracas e vacilantes não são apoiadas pela Palavra do Deus vivo. (ERP, pg. 333 - MM 1999. gsantos

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

A OBRA DE DEUS CARACTERIZA-SE PELA CALMA.

Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. (I Cor. 14:40).

Encontrei um homem com sua mulher, os quais pretendiam seguir a Palavra de Deus e crer nos Testemunhos. Eles tiveram experiência incomum no decorrer dos dois ou três anos passados. Pareciam ser pessoas sinceras. ... Eu disse a esse irmão e sua mulher que a experiência pela qual passei em minha juventude, pouco depois da passagem do tempo em 1844, induzira-me a ser muito, muito cautelosa quanto a aceitar qualquer coisa semelhante ao que então enfrentáramos e repreendêramos em nome do Senhor. Não se poderia causar maior dano à obra de Deus neste tempo do que permitirmos um espírito de fanatismo penetrar em nossas igrejas, acompanhado de estranhas manifestações, incorretamente tidas como operação do Espírito de Deus. 

À medida que esse irmão e sua esposa delinearam os acontecimentos com eles ocorridos, os quais pretendiam haver-lhes sobrevindo como resultado do recebimento do Espírito Santo com poder apostólico, isto parecia uma cópia daquilo que havíamos sido chamados a enfrentar e corrigir em nossa primitiva carreira. Para o fim de nossa entrevista o irmão L. propôs que nos reuníssemos em oração, com a idéia de que, possivelmente, enquanto em oração, sua esposa fosse levada às condições que eles me haviam descrito, e que então eu seria habilitada a discernir se isso era do Senhor ou não. 

Nisto eu não poderia consentir, porque havia sido instruída de que, quando uma pessoa oferece exibir essas manifestações peculiares, isto é decidido sinal de que não é obra de Deus. Não devemos permitir que acontecimentos assim nos levem a ficar desalentados. Tais casos virão a nós de tempos em tempos. Não demos lugar a essas estranhas tensões mentais, que na verdade afastam a mente das profundas atuações do Espírito Santo. A obra de Deus sempre se caracteriza pela calma e a dignidade. Não podemos permitir que coisa alguma introduza confusão e enfraqueça nosso zelo para com a grande obra que Deus nos deu a fazer no mundo para preparar-nos para a segunda vinda de Cristo.  (ERP, pg. 331 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

NÃO EXCITAMENTO NEM SENSACIONALISMO.

Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito. (Tito 2:7 e 8).

O Senhor tem um trabalho para fazerdes, e se atenderdes a Sua voz, não sereis deixados em trevas. O Salvador diz: "As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem." João 10:27. "De modo nenhum seguirão o estranho, ... porque não conhecem a voz dos estranhos." João 10:5. Estou certa de que o Senhor vos está revelando a perfeição e plenitude da obra expiatória, para que todo o vosso coração fique repleto de amor e gratidão, e possais revelar a outros o que o Senhor vos está revelando. A imagem de Cristo gravada no coração é refletida no caráter, na vida prática, dia a dia, porque representamos um Salvador pessoal. O Espírito Santo é prometido a todos os que O pedirem. 

Quando examinais as Escrituras, o Espírito Santo está ao vosso lado, personificando a Jesus Cristo. A verdade é um princípio vivo, feito para brilhar em preciosa clareza ao entendimento, e então, oh! então, é tempo de falar palavras do Cristo que vive. "De Deus somos cooperadores." I Cor. 3:9.  Cristo disse à mulher de Samaria: "Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva. ... Uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4:10 e 14. Os que têm a efusão do evangelho de Cristo, que advém do coração imbuído de Seu Santo Espírito, transmitirão luz, conforto e esperança a corações que têm fome e sede de justiça. 

O que queremos criar não é excitação, mas uma reflexão profunda e fervorosa, a fim de que as pessoas que escutam, façam uma obra sólida, verdadeira, correta, genuína, que seja tão duradoura quanto a eternidade. Não temos ânsia de excitação, de sensacionalismo; quanto menos disso tivermos, tanto melhor. O raciocínio tranqüilo e fervoroso, com base nas Escrituras, é precioso e frutífero. Nisto consiste o segredo do êxito, na pregação de um Salvador vivo, pessoal, de maneira tão simples e ardorosa que, pela fé, as pessoas se apossem do poder da Palavra da Vida. (ERP, pg. 328 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

GUARDAR-SE DE RESISTIR.

Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. (Atos 5:40 e 41).

Quando Deus atua no coração dos homens, a fim de atraí-los para Cristo, parece que incide sobre eles um poder coercivo, e eles crêem e se entregam à influência do Espírito de Deus. Mas, se não mantêm a preciosa vitória que Deus tem dado; se permitem que revivam velhos costumes e hábitos, e condescendem com diversões ou luxo mundano; se negligenciam a oração e deixam de resistir ao mal, então são aceitas as tentações de Satanás e eles são levados a duvidar da veracidade de sua experiência anterior. Verificam que são fracos em poder moral, e Satanás lhes declara que não adianta fazerem a tentativa de levarem uma vida cristã. Ele diz: "A experiência que julgáveis ser de Deus era somente o resultado de indevida emoção e impulso."

Logo que o instrumento humano acolhe essas insinuações do maligno, elas começam a parecer razoáveis, e então aqueles que não deviam acreditar nisso, que tiveram mais longa experiência na obra de Deus, reforçam as sugestões de Satanás, e o Espírito Santo é ofendido pela alma. Há os que, quase imperceptivelmente, chegam a tomar essa atitude, mas voltam imediatamente a si quando percebem o que estão fazendo; outros, porém, continuarão a resistir ao Espírito Santo, até que a resistência lhes pareça ser uma virtude. É perigoso duvidar das manifestações do Espírito Santo; pois se este Agente é posto em dúvida, não resta algum poder de reserva pelo qual possa atuar no coração humano. Os que atribuem a obra do Espírito Santo a instrumentos humanos, dizendo que uma influência escusa atuou sobre eles, estão separando a alma da fonte de bênção. (ERP, 326 - MM 1999) gsantos

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

POR VEZES, O MECANISMO HUMANO É POSTO DE LADO.

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. (Atos 4:13).

Se abrirmos a porta para Jesus, Ele entrará e permanecerá conosco. Nossa força sempre será reforçada pelo Seu autêntico representante, o Espírito Santo. A verdade é um princípio vivo, feito para brilhar em preciosa clareza ao entendimento, e então, oh! então, é tempo de falar palavras do Cristo que vive. "De Deus somos cooperadores." I Cor. 3:9. Sob os aguaceiros da chuva serôdia, as invenções do homem, o humano mecanismo, serão por vezes postos de lado, os limites da autoridade do homem serão qual cana quebrada, e o Espírito Santo falará com poder convincente por meio do vivo instrumento humano. 

Ninguém observará então a ver se as sentenças estão bem torneadas, se a gramática está impecável. A água viva fluirá nos próprios condutos de Deus. ... Tenho certeza de que há um Céu repleto dos mais ricos e duráveis tesouros para serem dados livremente a todos os que deles se apropriarem e, sendo assim enriquecidos, os transmitam liberalmente a outros. Sei que isto é verdade. Necessitamos obter valiosa experiência diária na oração; devemos ser como a viúva importuna, que, em sua necessidade consciente, venceu o injusto juiz pela simples força de suas súplicas insistentes. 

Deus será solicitado a fazer estas coisas para nós; pois isto dará profundeza e solidez a nossa experiência. A alma que busca a Deus precisa fazê-lo com sinceridade. Ele é galardoador de todos os que O buscam diligentemente. ... Queremos que a verdade seja proferida a corações humanos por pessoas que foram batizadas com santo amor por Cristo e pela aquisição de Seu sangue, pessoas que estejam, elas mesmas, profundamente impressionadas com a verdade que apresentam a outros; e que a ponham em prática em sua própria vida. (ERP, pg. 324 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

SEGUNDO APRAZ À DEUS.


Então, Lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não Me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? (João 3:9-12).

A um preço infinito, foram tomadas providências para que os homens atinjam a perfeição do caráter cristão. Os que têm sido impressionados pelas Escrituras Sagradas como a voz de Deus, e desejam seguir seus ensinos, devem estar aprendendo diariamente, dia a dia recebendo fervor e poder espirituais, providos para todo crente verdadeiro no dom do Espírito Santo. O Espírito Santo é um agente livre, operante, independente. O Deus do Céu emprega Seu Espírito segundo Lhe apraz; e a mente humana, o humano discernimento e os 

métodos humanos não podem pôr limites a Sua operação, ou prescrever o conduto pelo qual Ele há de operar, como não podem dizer ao vento: "Mando-te que sopres em tal direção, e procedas de tal e tal modo." Como o vento se move em Sua força, vergando e quebrando as árvores altaneiras em seu trajeto, assim o Espírito Santo influencia corações humanos, e nenhum homem finito pode restringir Sua obra. Nicodemos não se dispunha a reconhecer a verdade, por não poder compreender tudo quanto estava ligado com a operação do poder de Deus; não obstante, aceitava os fatos da natureza, embora não pudesse explicá-los nem 

compreendê-los. Como outros de todos os tempos, considerava as formas e cerimônias definidas como sendo mais essenciais para a religião, do que as atuações profundas do Espírito de Deus. ... A  fonte do coração se deve purificar para que a corrente se possa tornar pura. Não há segurança para uma pessoa que tenha uma religião meramente legal, uma forma de piedade. A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo. (ERP, pg. 323 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

DE MANEIRA INESPERADA.

Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? (Atos 2:12).

Devemos orar pela concessão do Espírito, como remédio para as almas doentes pelo pecado. A igreja precisa estar convertida; e por que não nos prostramos diante do trono da graça, como representantes da igreja, e, com coração submisso e espírito contrito, suplicamos fervorosamente que o Espírito Santo seja derramado do Alto sobre nós? Oremos para que quando Ele for graciosamente concedido, nosso frio coração seja reavivado, e possamos ter discernimento para compreender que Ele vem de Deus, e recebê-Lo com alegria Alguns tratam o Espírito como a um hóspede que não é bem-vindo, recusando receber o rico dom, recusando reconhecê-Lo, dEle se desviando, e O condenando como fanatismo. 

Quando o Espírito Santo trabalha sobre o agente humano, não nos pergunta em que maneira operará. Freqüentemente move-Se de maneira inesperada. Cristo não veio como os judeus esperavam, Ele não veio de maneira que os glorificasse como nação. Seu precursor veio para Lhe preparar o caminho, convidando o povo a se arrepender de seus pecados, a se converter e ser batizado. A mensagem de Cristo era: "O reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Mar. 1:15. Os judeus recusaram-se a receber a Cristo porque Ele não veio conforme sua expectativa. As idéias de homens finitos eram consideradas infalíveis porque estavam encanecidas pela idade. 

Este é o perigo a que a igreja está agora exposta - o de que as invenções de homens finitos determinem a maneira precisa em que o Espírito Santo deve vir. Embora não queiram reconhecê-lo, alguns já o têm feito. E porque o Espírito deve vir, não para louvar o homem ou edificar-lhe as errôneas teorias, mas para convencer o mundo do pecado e da justiça e do juízo, muitos se afastarão dEle. ... O Espírito Santo não lisonjeia o homem, tampouco opera segundo as idéias de qualquer homem. Não devem os homens finitos e pecaminosos comandar o Espírito Santo. Quando este vier como um reprovador por meio de qualquer instrumento humano que Deus escolher, é o dever do homem ouvir e obedecer-Lhe a voz. (ERP, pg. 321 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PLENA CONCESSÃO DO ESPÍRITO.


De repente, veio do Céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. (Atos 2:2).

Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste, foi como um vento veemente e impetuoso. [O Espírito] não foi concedido em medida limitada; pois ocupou todo o lugar em que os discípulos estavam assentados. Assim nos será concedido quando nosso coração estiver preparado para recebê-Lo. Ajoelhe-se cada membro da igreja diante de Deus, e ore sinceramente pela concessão do Espírito. Clamai: "Senhor, acrescenta-me a fé. Faze-me compreender Tua Palavra; pois a exposição da Tua Palavra esclarece. Refrigera-me pela Tua presença. Enche-me o coração de Teu Espírito, para que eu ame a meus irmãos como Cristo me ama." Deus abençoará todos os que assim se prepararem para o Seu serviço. Eles compreenderão o que significa ter o penhor do Espírito, porque receberam Cristo pela fé. A religião de Cristo representa muito mais do que o perdão do pecado; denota que o pecado é removido, e que o vácuo é preenchido com o Espírito Santo. 

Significa divina iluminação mental, e que o coração é esvaziado do próprio eu e enchido com a presença de Cristo. Quando esta obra for efetuada para os membros da igreja, a igreja será viva e atuante. Devemos procurar sinceramente ser do mesmo parecer e ter o mesmo propósito. O batismo do Espírito Santo, e nada menos, pode conduzir-nos a essa situação. Pela renúncia pessoal, preparemos o coração para receber o Espírito Santo, para que seja efetuada uma grande obra para nós, de modo que não possamos dizer: "Vejam o que eu estou fazendo", mas "considerem a bondade e o amor de Deus!" Podemos falar sobre as bênçãos do Espírito Santo; a menos, porém, que nos preparemos para recebê-Lo, que valor terão nossas obras? Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para atingir a estatura de homens e mulheres em Cristo? Estamos buscando Sua plenitude, sempre avançando para o alvo à nossa frente - a perfeição de Seu caráter? (ERP, pg. 318 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CONCESSÃO ESPECIAL DA GRAÇA ESPIRITUAL.


Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.          (Atos 2:41 e 42).

É certo que no tempo do fim, quando a causa de Deus na Terra estiver prestes a terminar, os sinceros esforços dos consagrados crentes sob a guia do Espírito Santo serão acompanhados por especiais manifestações de favor divino. Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terras orientais ao tempo da semeadura e da colheita, os profetas hebreus predisseram a dotação de graça espiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e glorioso foi o resultado. Até ao fim do tempo, a presença do Espírito deve ser encontrada com a verdadeira igreja. Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem. 

Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia; e é por este poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petições ao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia". Em resposta, "o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água". Zac. 10:1. "Ele... fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês." Joel 2:23. A menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam em viva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontos para o tempo da ceifa. A menos que mantenham suas lâmpadas espevitadas e ardendo, deixarão de receber a graça adicional em tempos de especial necessidade. (ERP, pg. 317 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

ILIMITADAS PROVISÕES DE ESPÍRITO MISSIONÁRIO.


E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. (Atos 5:14 e 15).

As últimas palavras de Cristo [a Seus discípulos] foram: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." Mar. 16:15. E estendendo as mãos sobre eles, em forma de bênção, Ele ascendeu ao Céu, rodeado por grande número de anjos celestiais que tinham vindo acompanhá-Lo em Seu trajeto aos portais de Deus. Seu derradeiro encargo aos discípulos tornou-os agentes pelos quais o Seu evangelho de boas novas devia ir às nações. Esta foi a última vontade e o testamento de Cristo a Seus seguidores que andaram com Ele durante os anos de Seu ministério terrestre, e aos que haviam de crer nEle por meio da palavra deles. Seu primeiro trabalho no Céu estava em harmonia com Sua última ordem na Terra; pois enviou a promessa do Pai sobre eles. No dia de Pentecoste, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos em oração, e eles, aonde quer que iam, a todos davam testemunho de sua Fonte. 

O espírito missionário foi derramado em ilimitadas provisões, e os discípulos deram testemunho de um Salvador crucificado e ressurreto, e convenceram o mundo do pecado, da justiça e do juízo vindouro. Eles fizeram exatamente o que o seu Senhor ressurreto lhes havia ordenado, e começaram a divulgar o evangelho em Jerusalém, o próprio lugar em que existia o mais profundo preconceito e onde prevaleciam as idéias mais confusas a respeito dAquele que fora crucificado como malfeitor. Três mil receberam a mensagem, e se converteram. Eles não se intimidaram com a perseguição, o encarceramento e a morte; mas continuaram a falar as palavras da verdade com toda a intrepidez, expondo aos judeus a obra, a missão e o ministério de Cristo, bem como Sua crucifixão, ressurreição e ascensão; e diariamente pessoas crentes aderiam ao Senhor, tanto homens como mulheres. (ERP, pg. 315 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

UMA ORAÇÃO EM FAVOR DO POVO DE DEUS.


Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não Te retardes, por amor de Ti mesmo, ó Deus meu; porque a Tua cidade e o Teu povo são chamados pelo Teu nome. (Dan. 9:19).

Pai celestial, Tu disseste: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Mat. 7:7. Pai celestial, necessitamos de Teu Espírito Santo. Não queremos dirigir-nos a nós mesmos; só ao trabalhar em união com Deus. Queremos estar numa posição em que o Santo Espírito de Deus esteja sobre nós com Seu poder vivificante e santificador. Manifesta-Te a nós nesta manhã! Remove toda névoa e toda nuvem escura! Nós nos achegamos a Ti, nosso compassivo Redentor; e Te rogamos, por amor de Cristo - por amor de Teu próprio Filho, Meu Pai, que manifestes Teu poder a Teu povo aqui. 

Precisamos de sabedoria; precisamos da verdade; precisamos que o Espírito Santo esteja conosco. Tu nos apresentaste uma grande obra que tem de ser levada avante em favor dos que estão na verdade, bem como em favor dos que não conhecem nossa fé; e, ó Senhor, já que deste a cada um a sua obra, suplicamos-Te que o Espírito Santo impressione a mente humana quanto ao encargo que recairá sobre cada alma individual, de acordo com a Tua designação. Precisamos ser provados; precisamos ser santificados completamente, 

precisamos ser habilitados para o trabalho; e aqui, aqui mesmo, nesta assembléia da Associação Geral, precisamos ver uma revelação do Santo Espírito de Deus. Precisamos de luz, Senhor - Tu és a Luz. Precisamos da verdade, Senhor - Tu és a Verdade. Precisamos do caminho certo - Tu és o Caminho. Senhor, suplico-Te que todos nós sejamos suficientemente sábios para discernir que individualmente temos de abrir o coração a Jesus Cristo, de modo que, por meio do Espírito Santo, Ele possa entrar para moldar-nos e afeiçoar-nos de novo, segundo a Imagem divina. Oh! meu Pai, meu Pai! abranda e enternece nosso coração! (ERP, pg. 313 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

MAIS CARIDADE.


Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e Ele dirá: Eis-Me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. (Isa. 58:9 e 10).

Todos os que afirmam guardar os mandamentos de Deus olhem bem para esta questão, e vejam se não há razões por que eles não têm mais do derramamento do Espírito Santo. Quantos têm alteado a alma com vaidade! Eles se consideram exaltados no favor de Deus, mas negligenciam os necessitados, fazem ouvidos moucos aos clamores dos oprimidos e proferem palavras ferinas e contundentes aos que necessitam de um tratamento completamente diferente. Assim eles ofendem diariamente a Deus por sua dureza de coração. Essas pessoas aflitas têm direito à simpatia e ao interesse de seus semelhantes. Têm o direito de esperar auxílio, conforto e amor semelhante ao de Cristo. 

Mas não é o que recebem. Todo desprezo dos sofredores de Deus é registrado nos livros do Céu como se fosse demonstrado à própria pessoa de Cristo. Cada membro da igreja deve examinar minuciosamente o coração, e investigar seu procedimento, para ver se estão em harmonia com o Espírito e a obra de Jesus; do contrário, o que ele poderá declarar quando comparecer perante o Juiz de toda a Terra? Será que o Senhor poderá dizer-lhe: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo"? Mat. 25:34. Cristo identificou Seu interesse com o da humanidade sofredora; e enquanto Ele for negligenciado na pessoa de Seus aflitos, todos os nossos 

ajuntamentos, todas as nossas reuniões designadas, todo o mecanismo que é posto em funcionamento para o avanço da causa de Deus, será de pouco proveito. "Devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas." Luc. 11:42. "Pesado foste na balança e achado em falta." Dan. 5:27. Todos os que hão de ser santos no Céu, primeiro serão santos na Terra. Não seguirão as faíscas que eles mesmos acenderam, não trabalharão para receber aplausos, não falarão palavras injuriosas, nem estenderão o dedo para condenar e oprimir; mas seguirão a Luz da Vida, difundindo luz, conforto, esperança e ânimo aos que necessitam de ajuda, e não de censuras e acusações. (ERP, pg. 311 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

MAIS DEDICAÇÃO.


Mais DedicaçãoManifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. (I Cor. 3:13).

O fim de todas as coisas está próximo. Deus está impressionando toda mente suscetível de receber as impressões de Seu Espírito Santo. Ele está enviando mensageiros que possam dar a advertência em cada localidade. Deus está provando o devotamento de Suas igrejas e sua disposição para obedecerem à orientação do Espírito. O conhecimento precisa ser aumentado. Os mensageiros do Céu devem ser vistos correndo de uma parte para outra, buscando por todos os meios possíveis advertir o povo dos juízos vindouros e apresentar as boas novas de salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. A norma da justiça deve ser exaltada.

O Espírito de Deus está impressionando o coração dos homens, e os que são sensíveis a Sua influência tornar-se-ão luzes no mundo. Em toda parte, eles são vistos saindo para comunicar a outros a luz que receberam, como sucedeu após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste. E ao deixarem sua luz brilhar, recebem mais e mais do poder do Espírito. A Terra é iluminada com a glória de Deus. Mas, oh! que cena deplorável! Aqueles que não se submetem à influência do Espírito Santo logo perdem as bênçãos recebidas quando reconheceram que a verdade procedia do Céu. 

Eles caem numa fria formalidade sem vida; perdem o interesse pelas almas que perecem: eles abandonaram seu "primeiro amor". E Cristo lhes diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." Apoc. 2:5. Ele retirará Seu Espírito Santo da igreja, e O dará a outros que O apreciem. Não há maior evidência de que os que receberam grande luz não apreciam essa luz, do que é dada por sua recusa de deixar brilhar a luz sobre aqueles que jazem em trevas, e dedicando seu tempo e energias à celebração de formas e cerimônias. (ERP, pg. 309 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

VERDADEIRO APREÇO.


Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. (Atos 4:31).

O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a "chuva temporã", e glorioso foi o resultado. Mas a chuva serôdia será mais abundante. Qual é a promessa para os que vivem nos derradeiros dias? "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro." Zac. 9:12. "Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo." Zac. 10:1. Cristo declarou que a divina influência do Espírito deveria estar com Seus seguidores até o fim. 

Mas essa promessa não é devidamente apreciada; e portanto também não a vemos cumprir-se na medida em que a poderíamos ver. Pode-se possuir erudição, talento, eloqüência, ou qualquer dom natural ou adquirido; mas, sem a presença do Espírito de Deus, nenhum coração será tocado, pecador algum ganho para Cristo. Quando Seus discípulos estão ligados a Cristo, quando os dons do Espírito lhes pertencem, até o mais pobre e ignorante deles terá um poder que influenciará corações. Deus os faz condutos para a dimanação da mais elevada influência no Universo. 

Como a dotação divina - o poder do Espírito Santo - foi concedida aos discípulos, assim ela será concedida hoje a todos os que a buscarem corretamente. Só este poder pode tornar-nos sábios para a salvação e habilitar-nos para as cortes celestiais. Cristo quer dar-nos uma bênção que nos torne santos. Ele declara: "Tenho-vos dito estas coisas para que o Meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo." João 15:11. A alegria no Espírito Santo comunica saúde e vida. Ao dar-nos Seu Espírito, Deus nos dá a Si mesmo - uma fonte de influências divinas, para conceder saúde e vida ao mundo. (ERP, pg. 307 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

CONFIANDO NA SUA PROMESSA.


Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Heb. 4:16).

O Senhor não deixa que Seus filhos aflitos, provados, sejam joguetes das tentações de Satanás. Pertence-vos o privilégio de confiar em Jesus. Os Céus estão cheios de ricas bênçãos, e temos o privilégio de ter em nós a alegria de Cristo, para que nosso gozo seja completo. Não temos, porque não pedimos, ou porque não oramos com fé, crendo que seremos abençoados com a influência especial do Espírito Santo. Ao que deveras busca por meio da mediação de Cristo, são comunicadas as benignas influências do Espírito Santo, para que o recebedor possa transmitir o conhecimento da verdade que salva. Por que não cremos no claro "Assim diz o Senhor"? Não deixeis de orar em circunstância alguma. O espírito pode estar pronto, mas a carne é fraca, e Jesus conhece tudo a esse respeito. 

Em vossa fraqueza, não deveis ficar ansiosos, pois ansiedade quer dizer dúvida e falta de confiança. Simplesmente deveis crer que Cristo pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para fazer intercessão por nós. Que compreende a intercessão? É a áurea cadeia que liga o homem finito ao trono do infinito Deus. O ser humano para cuja salvação Cristo morreu importuna o trono de Deus, e sua petição é levada por Jesus, que o comprou com o próprio sangue. Nosso grande Sumo Sacerdote coloca Sua justiça do lado do suplicante sincero, e a oração de Cristo mistura-se com a do suplicante humano. 

Cristo recomendou a Seu povo que orasse sem cessar. Isto não quer dizer que estejamos sempre de joelhos; e, sim, que a oração deve ser como a respiração da alma. Nossas silenciosas petições, onde quer que estejamos, devem estar ascendendo a Deus, e Jesus, nosso Advogado, intercede por nós, elevando com o incenso de Sua justiça os nossos pedidos ao Pai. O Senhor Jesus ama Seu povo, e quando eles põem nEle a confiança, dEle dependendo inteiramente, fortalece-os. Viverá por meio deles, dando-lhes a inspiração de Seu Espírito santificador, comunicando à alma uma transfusão vital de Si mesmo. (ERP, pg. 305 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

ESPERANDO GRANDES COISAS.

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (I Cor. 2:12).

Não é por motivo de qualquer restrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não fluem para os homens. Seu dom é divino. Ele deu com uma liberalidade que os homens não apreciam por não gostarem de receber. Se todos estivessem dispostos a receber, todos seriam cheios do Espírito. Contentando-nos com bênçãos pequeninas, desqualificamo-nos para receber o Espírito em ... ilimitada plenitude. Com demasiada facilidade nos satisfazemos com ondulações superficiais, quando temos o privilégio de esperar a profunda comoção do Espírito de Deus. Esperando pouco, pouco recebemos. Todos devem reconhecer a necessidade da operação do Espírito Santo. 

A menos que este Espírito, cuja obra é renovar e santificar o ser todo, seja recebido e acalentado como representante de Cristo, as momentosas verdades que foram confiadas aos seres humanos perderão seu poder sobre a mente. Não nos basta ter conhecimento da verdade. Devemos andar e trabalhar em amor, conformando nossa vontade com a vontade de Deus. Dos que isso fazem, diz o Senhor: "Na sua mente imprimirei as Minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei." Heb. 8:10. Deus é o poderosíssimo agente nesta obra de transformação. Ele inscreve Sua lei no coração por meio do Espírito Santo. Assim se renova a divina relação entre Deus e o homem. 

"Eu lhes serei por Deus", diz Ele, "e eles Me serão por povo." (Êxo. 6:7; Jer. 31:33.) "Não há atributo de Minha natureza que Eu não dê livremente, a fim de que o homem revele a Minha imagem." Quando permitimos que Deus efetue Sua vontade em nós, não havemos de acolher nenhum pecado. Toda a escória será consumida na fornalha purificadora. Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste, foi como um vento veemente e impetuoso. [O Espírito] não foi concedido em medida limitada, pois ocupou todo o lugar em que os discípulos estavam assentados. Assim ser-nos-á concedido quando nosso coração estiver preparado para recebê-Lo. (ERP, pg. 303 -MM 1999). gsantos

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

REMOVENDO TODO IMPECÍLIO.


Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. (I Cor. 1:10).

Todo o que ama a causa da verdade, deve orar pelo derramamento do Espírito. E o quanto estiver em nosso alcance, cumpre-nos remover todo obstáculo a Sua operação. O Espírito não poderá nunca ser derramado enquanto os membros da igreja nutrirem desarmonia e amargura uns contra os outros. Inveja, ciúmes, ruins suspeitas e maledicências, são coisas de Satanás, e barram eficazmente o caminho à operação do Espírito Santo. Coisa alguma neste mundo é tão preciosa para Deus como Sua igreja. Coisa alguma é por Ele guardada com tão cioso cuidado. Coisa alguma ofende tanto ao Senhor como um ato que prejudique os que Lhe estão fazendo o serviço. 

Ele chamará a contas todos quantos ajudam Satanás em sua obra de criticar e desanimar.Os que são destituídos de compaixão, ternura e amor, não podem fazer a obra de Cristo. Antes de se poder cumprir a profecia: O fraco será "como Davi", e a casa de Davi "como o anjo do Senhor" (Zac. 12:8), os filhos de Deus precisam afastar todo pensamento de suspeita com referência a seus irmãos. Os corações devem bater em uníssono. A beneficência cristã e o amor fraternal devem ser manifestados muito mais abundantemente. Soam aos meus ouvidos as palavras: "Uni-vos, uni-vos!" 

A solene, sagrada verdade para este tempo, deve unificar o povo de Deus. Importa que morra o desejo de preeminência. Todos os outros objetos de interesse devem ser absorvidos por um único - quem se assemelhará mais a Cristo no caráter? Quem esconderá mais completamente em Cristo o próprio eu? "Nisto é glorificado Meu Pai", diz Cristo, "em que deis muito fruto." João 15:8. Se há um lugar em que os crentes devam dar muito fruto, é em nossas reuniões campais. Nessas reuniões são observados nossos atos, nossas palavras e o espírito que mostramos, e nossa influência é de tão vasto alcance como a eternidade. (ERP, pg. 301 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

NINGUÉM VÊ A MÃO QUE SUSPENDE O FARDO.

Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.       (Filip. 2:13).

Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e a promessa pertence a nós, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições. Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo; contudo, não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas. Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito, Deus opera em Seu povo "tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade". Filip. 2:13. Muitos, porém, não se submeterão a isto. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que O peçam e O recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. 

É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber. Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a alegria do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus. Então aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus. O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo. [O Espírito] reveste o que O recebe com os atributos de Cristo. (ERP, pg.298 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

DE ESCARLATE PARA BRANCO.


Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. (Isa. 1:18).

Quando vos lembrardes de que Cristo pagou com Seu próprio sangue o preço de vossa redenção e da redenção de outros, sereis levados a captar os brilhantes raios de Sua justiça, a fim de irradiá-los sobre o caminho dos que vos cercam. Não deveis olhar para o futuro, pensando que em um dia distante vos tornareis santos; é agora que sois santificados por meio da verdade. O profeta exorta: "Buscai o Senhor enquanto Se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que Se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." Isa. 55:6 e 7. E Jesus disse: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas ... até aos confins da Terra." Atos 1:8. Precisamos receber o Espírito Santo. Tínhamos a idéia de que este dom de Deus não era para tais pessoas como nós, que o dom do Espírito Santo era demasiado sagrado, demasiado santo para nós; mas o Espírito Santo é o Consolador que Cristo prometeu aos Seus discípulos, e que lhes traria à lembrança todas as coisas que Ele lhes havia dito. 

Assim, deixemos de olhar para nós mesmos e olhemos para Aquele de quem procedem todas as virtudes. Ninguém pode tornar melhor a si próprio, mas devemos ir a Jesus tal e qual somos, desejando ardentemente ser purificados de toda e qualquer mancha de pecado, e receber o dom do Espírito Santo. Não devemos duvidar de Sua misericórdia, dizendo: "Não sei se serei salvo, ou não." Por meio de uma fé viva precisamos apegar-nos a Sua promessa, pois Ele disse: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Isa 1:18. Devemos ser testemunhas de Cristo, refletindo sobre outros a luz que o Senhor permite brilhar sobre nós. Devemos ser fiéis soldados, marchando sob o ensangüentado estandarte do Príncipe Emanuel. (ERP, pg. 296 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

O SOL DA JUSTIÇA PURIFICA A ALMA.


Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor. (Col. 1:12 e 13)

Todo aquele que zelosamente busca a verdade e a justiça tem o privilégio de poder confiar nas infalíveis promessas de Deus. O Senhor Jesus torna manifesto o fato de que os tesouros da divina graça são colocados inteiramente à nossa disposição, de modo que possamos nos tornar condutos de luz. Não podemos receber as riquezas da graça de Cristo sem desejar reparti-las com outros. Quando possuirmos o amor de Cristo em nosso coração, sentiremos ser nosso dever e privilégio transmiti-lo. O sol que brilha nos céus espalha seus brilhantes raios por todos os caminhos e atalhos da vida. Ele tem luz suficiente para milhares de mundos como o nosso. Assim é também com o Sol da Justiça; Seus resplandecentes raios de salvação e alegria são amplamente suficientes para salvar nosso pequeno mundo, e eficazes para dar segurança a qualquer mundo que tenha sido criado. 

Aqueles que reconhecem sua necessidade de arrependimento para com Deus, e de fé em nosso Senhor Jesus Cristo, terão contrição de alma e se arrependerão de sua resistência ao Espírito do Senhor. Confessarão seu pecado em rejeitar a luz que o Céu lhes enviou tão graciosamente, e abandonarão o pecado que entristeceu e ofendeu o Espírito do Senhor. Eles se humilharão e aceitarão o poder e a graça de Cristo, reconhecendo as mensagens de advertência, repreensão e encorajamento. Então sua fé na obra de Deus será evidente, e eles confiarão no sacrifício expiatório. Farão uma apropriação pessoal da abundante graça e justiça de Cristo, e Ele Se tornará para eles um Salvador presente; pois se aperceberão da necessidade que dEle têm, e descansarão em Sua Pessoa com inteira segurança. Beberão da água da vida procedente da inexaurível Fonte divina. Em uma nova e bendita experiência, lançar-se-ão sobre Cristo, tornando-se participantes da natureza divina. (ERP, pg. 294 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

QUANDO A GRAÇA DE DEUS REINAR NO INTERIOR.


Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. (Filip. 2:15).

A transformação do caráter deve ser perante o mundo, o testemunho do amor de Cristo no coração. O Senhor espera que Seu povo manifeste que o poder redentor da graça pode operar sobre o caráter faltoso, e fazer com que ele se desenvolva em simetria, sendo abundantemente frutífero. A fim de cumprirmos os desígnios de Deus, porém, há uma obra preparatória a fazer. O Senhor nos pede que esvaziemos o coração do egoísmo que é a raiz de toda alienação. Ele anseia derramar sobre nós Seu Santo Espírito em fartas medidas, e que aplainemos o caminho mediante a renúncia. Quando o próprio eu for entregue a Deus, nossos olhos serão abertos para ver as pedras de tropeço que nossa dessemelhança com Cristo tem posto no caminho dos outros. Tudo isso Deus nos manda remover. Ele diz: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis." Tia. 5:16. 

Então poderemos ter a certeza experimentada por Davi quando, depois de confessar o seu pecado, orou: "Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão." Sal. 51:12. Quando a graça de Deus reinar no interior, a alma será circundada por uma atmosfera de fé, ânimo e amor cristão, atmosfera revigoradora para a vida espiritual de todos os que a respiram. ... Todo aquele que é participante do amor perdoador de Cristo, todo o que foi esclarecido pelo Espírito de Deus e convertido à verdade, por essas preciosas bênçãos sentir-se-á devedor a toda alma com quem se põe em contato. Os que são humildes de coração serão usados pelo Senhor para alcançar almas de quem o pastor ordenado não se pode aproximar. Serão impulsionados a proferir palavras que revelam a salvadora graça de Cristo. (ERP, pg. 292 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

COLOCANDO O PRÓPRIO "EU" DE LADO.


Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. (Filip. 3:7).

É por meio da igreja que o abnegado amor de Jesus deve ser manifestado para o mundo; mas pelo atual exemplo da igreja, o caráter de Cristo não é representado devidamente, e é dado ao mundo um falso conceito sobre Ele. O egoísmo exclui o amor de Jesus da alma, e é por isso que não há na igreja maior zelo e mais intenso amor por Aquele que nos amou primeiro. O próprio eu é supremo em tantos corações! Seus pensamentos, tempo e dinheiro são entregues à satisfação pessoal, enquanto perecem as almas pelas quais Cristo morreu. Esta é a razão por que o Senhor não pode comunicar a Sua igreja a plenitude de Sua bênção. Honrá-los de maneira distinta perante o mundo seria pôr o Seu selo sobre suas obras, confirmando a falsa representação que fazem de Seu caráter. 

Quando a igreja sair do mundo, separando-se de suas máximas, hábitos e práticas, o Senhor Jesus trabalhará com Seu povo; Ele derramará Seu Espírito em grande medida sobre eles, e o mundo conhecerá que o Pai os ama. Será que o povo de Deus continuará a estar tão entorpecido pelo egoísmo? Sua bênção paira sobre eles, mas não pode ser concedida em sua plenitude por estarem tão corrompidos com o espírito e as práticas do mundo. Há orgulho espiritual entre eles; e se o Senhor operasse como Seu coração anela fazer, isso apenas tenderia a confirmá-los em sua presunção e exaltação do próprio eu. Continuará Cristo a não ser devidamente representado por nosso povo? Há de a graça de Deus, a iluminação divina, ser vedada a Sua igreja por causa da mornidão deles? Ela o será, a menos que haja mais cabal procura de Deus, renúncia do mundo e humilhação da alma perante o Senhor. O poder convertedor da parte de Deus precisa passar por nossas igrejas. (ERP, pg. 290- MM 1999). gsantos

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

SENTINDO NOSSA NECESSIDADE ESPIRITUAL.


O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao Céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! (Luc. 18:13).

Devemos estar freqüentemente em oração. O derramamento do Espírito de Deus ocorreu em resposta a fervorosa oração. Notai, porém, este fato acerca dos discípulos. O relato declara: "Estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do Céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo." Atos 2:1-4. Eles não estavam reunidos para relatar boatos de escândalos. Não estavam procurando expor todo defeito que pudessem encontrar no caráter de um irmão. 

Sentiam sua necessidade espiritual e clamavam ao Senhor pela santa unção que os ajudasse a vencer suas próprias fraquezas e os habilitasse para a obra de salvar a outros. Oravam com intenso fervor para que o amor de Cristo fosse derramado em seus corações.Esta é hoje nossa grande necessidade em cada igreja de nosso país. Pois, "se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". II Cor. 5:17. O que era objetável no caráter é expurgado da alma pelo amor de Jesus. É expelido todo egoísmo; toda inveja, toda maledicência é desarraigada, e é efetuada uma transformação radical no coração. 

"O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Gál. 5:22 e 23. "É em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz." Tia. 3:18. Paulo diz que "quanto à lei" - no que dizia respeito aos atos exteriores - ele era "irrepreensível", mas quando foi discernido o caráter espiritual da lei, quando ele olhou para o espelho sagrado, viu que era um pecador. A julgar por um padrão humano, ele se abstivera do pecado, mas quando olhou para as profundezas da lei de Deus, e viu a si mesmo como Deus o via, curvou-se com humildade, e confessou sua culpa. (ERP. pg. 289 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

A CHUVA SERÔDIA SERÁ AINDA MAIS ABUNDANTE.

 "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro." (Zac. 9:12). "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva no campo a cada um." (Zac. 10:1). 

Os discípulos não pediram uma bênção para si. Arcavam sob o peso da preocupação pelas almas. O evangelho deveria ser levado aos confins da Terra, e reclamaram a dotação de poder que Cristo prometera. Foi então derramado o Espírito Santo, e milhares se converteram num dia. Assim pode ser agora. Ponham de parte os cristãos toda dissensão, e entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e virá. 

O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a "chuva temporã", e glorioso foi o resultado. Mas a chuva serôdia será mais abundante. Qual é a promessa para os que vivem nos derradeiros dias? - "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro." Zac. 9:12. "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva no campo a cada um." Zac. 10:1. (ERP, pg. 287 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

ESQUADRINHAR O CORAÇÃO E EXAMINAR A SI MESMO.


Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê sehá em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Sal. 139:23 e 24).

Depois da ascensão de Cristo, os discípulos reuniram-se em um lugar a fim de suplicar humildemente a Deus. E após dez dias de esquadrinhar o coração e examinar a si mesmos, estava preparado o caminho para o Espírito Santo penetrar em templos de alma limpos e consagrados. Todos os corações foram cheios do Espírito, como se Deus desejasse mostrar a Seu povo que Lhe pertenceria a prerrogativa de beneficiá-los com o melhor das bênçãos celestes. Qual foi o resultado? Milhares se converteram num dia. A espada do Espírito cintilava à direita e à esquerda. Novamente afiada com poder, penetrava até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas. 

A idolatria que andara misturada com o culto do povo, foi derribada. Novo território foi acrescentado ao reino de Deus. Lugares dantes estéreis e desolados, entoavam-Lhe os louvores. Os crentes, reconvertidos, nascidos de novo, eram um vivo poder para Deus. Um novo cântico foi posto em seus lábios: constante louvor ao Altíssimo.Dominados pelo Espírito, eles viam a Cristo em seus irmãos. Só um interesse prevalecia. Um elemento de imitação absorveu todos os outros - ser semelhante a Cristo, fazer as obras de Cristo. O sincero fervor sentido era expresso por meio de afetuosa prestimosidade, palavras bondosas e ações altruístas. Todos se esforçavam para ver quem podia fazer o máximo pelo desenvolvimento do reino de Cristo. 

"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma." Atos 4:32. Nos doze discípulos foi escondido o fermento da verdade pelo grande Mestre. Estes discípulos deviam ser os instrumentos nas mãos de Deus para revelar a verdade ao mundo. Foi-lhes dado poder divino; pois o Salvador ressurreto soprou sobre eles, dizendo: "Recebei o Espírito Santo." João 20:22. Imbuídos deste Espírito, eles saíram para dar testemunho da verdade. E assim Deus quer que Seus servos saiam hoje com a mensagem que Ele lhes deu. Mas, até que recebam o Espírito Santo, eles não podem transmitir esta mensagem com poder. Até que recebam o Espírito Santo, eles não conseguem compreender o que Deus pode fazer por seu intermédio. (ERP, pg. 286 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

QUEM ESTÁ SURGINDO PARA PREENCHER-LHES O LUGAR?


Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. (Sal. 51:7).

Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser a nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Compete-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. Enquanto o povo se acha tão destituído do Espírito Santo de Deus, não pode apreciar a pregação da Palavra; mas quando o poder do Espírito lhes tocar o coração, então os sermões não ficarão sem efeito.

Guiados pelos ensinos da Palavra de Deus, com a manifestação de Seu Espírito, no exercício de sã discrição, os que assistem a nossas reuniões adquirirão preciosa experiência e, voltando ao lar, acham-se preparados para exercer saudável influência. Os antigos porta-bandeiras sabiam o que significava lutar com Deus em oração, e fruir o derramamento de Seu Espírito. Estes, porém, estão se retirando do cenário; e quem está surgindo para preencher-lhes o lugar? Como é com a geração que surge? Estão eles convertidos a Deus? Estamos nós alerta quanto à obra que se está desenvolvendo no santuário celeste, ou estamos à espera de algum poder impelente que venha sobre a igreja antes de despertarmos? Temos esperança de ver toda a igreja reavivada? Tal tempo nunca há de vir. Há na igreja pessoas não convertidas, e que não se unirão em fervorosa, eficaz oração. Precisamos entrar na obra individualmente. Precisamos orar mais, e falar menos. (ERP, pg. 283 - MM 1999). gsantos

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

COMPANHEIROS DE JOÃO NA SOLITÁRIA ILHA DE PATMOS.


Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. (Apoc. 1:9).

Segundo as aparências exteriores, os inimigos da verdade estavam triunfando; mas a mão de Deus movia-se invisível no meio das trevas. O Senhor permitiu que Seu servo fosse colocado onde Cristo poderia dar-lhe mais maravilhosa revelação de Si mesmo do que ele já havia recebido; onde pudesse receber preciosíssimo esclarecimento sobre as igrejas. Permitiu que ele fosse colocado em solidão, para que seus ouvidos e coração estivessem melhor preparados para ouvir e receber as revelações que lhe seriam dadas. O homem que exilou a João não ficou isento de responsabilidade nessa questão. Ele tornou-se, porém, um instrumento nas mãos de Deus para a realização de Seu eterno propósito; e o próprio esforço para extinguir a luz colocou a verdade em ousada notoriedade.

João foi privado da companhia de seus irmãos, mas ninguém poderia privá-lo da companhia de Cristo. Grande luz devia brilhar de Cristo para Seu servo. O Senhor cuidava de Seu discípulo degredado, e lhe deu maravilhosa revelação de Si mesmo. Ricamente favorecido foi este amado discípulo. Com os outros discípulos, andara e falara com Jesus, aprendendo dEle, e deleitando-se com Suas palavras. Muitas vezes reclinara a cabeça no peito de seu Salvador. Mas também precisava vê-Lo em Patmos. Deus, Cristo e os anjos celestiais foram os companheiros de João na solitária ilha, e deles recebeu instruções de infinito valor. Ali escreveu as visões e revelações recebidas de Deus, falando das coisas que ocorreriam nas cenas finais da história terrestre. Quando sua voz não mais pudesse testificar da verdade, as mensagens que lhe foram dadas em Patmos deveriam avançar como uma lâmpada que arde. Por meio delas, homens e mulheres aprenderiam os desígnios de Deus, não meramente a respeito da nação judaica, mas a respeito de cada nação da Terra. (ERP, pg. 282 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS.


Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que Me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda. (Atos 26:16).

A solene incumbência dada a Paulo por ocasião de seu encontro com Ananias, pesou-lhe mais e mais sobre o coração. Quando, em resposta à declaração: "Irmão Saulo, recupera a vista", Paulo contemplou pela primeira vez a face desse devoto homem, Ananias, sob a inspiração do Espírito Santo, disse-lhe: "O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a Sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dEle." Atos 22:13-16. Estas palavras estavam em harmonia com as palavras do próprio Jesus, que, quando deteve Saulo na viagem para Damasco, declarou: "Porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que Me viste como daquelas pelas 

quais te aparecerei ainda; livrando-te do povo e dos gentios, para os quais Eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Mim." Atos 26:16-18. Ponderando essas coisas em seu coração, Paulo compreendeu cada vez melhor a razão de seu chamado - ser um "apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus". Efés. 1:1. Este chamado lhe veio, "não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai". Gál. 1:1. A magnitude da obra que lhe estava diante levou-o a dedicar muito estudo às Escrituras Sagradas, a fim de que pudesse pregar o evangelho, "não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo" (I Cor. 1:17), "mas em demonstração do Espírito e de poder", para que a fé de todos os que ouvissem "não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus" (I Cor. 2:4 e 5). (ERP, pg. 279 -MM 1999). gsantos

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

TODOS OS QUE ESTAVAM ASSENTADOS NO SINÉDRIO.

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6:8).

Estêvão era muito ativo na causa de Deus, e com ousadia proclamava a sua fé. "Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava." Atos 6:9 e 10. Estes alunos dos grandes rabinos sentiram-se confiantes de que, numa discussão pública, poderiam obter completa vitória sobre Estêvão, em vista de sua suposta ignorância. Ele, porém, não somente falava no poder do Espírito Santo, mas também era claro a todo o vasto ajuntamento ser ele um estudioso das profecias, e instruído em todos os assuntos da lei. Habilmente defendia as verdades que advogava e derrotava completamente seus oponentes. 

Os sacerdotes e maiorais que testemunharam a admirável manifestação do poder que acompanhava o ministério de Estêvão encheram-se de ódio atroz. Em vez de se renderem às provas que ele apresentava, resolveram silenciar-lhe a voz, matando-o. Em várias ocasiões haviam subornado as autoridades romanas, para que passassem por alto casos em que os judeus tinham feito justiça pelas próprias mãos, julgando, condenando e executando prisioneiros de acordo com seu costume nacional. Os inimigos de Estêvão não tinham dúvida de que poderiam seguir de novo o mesmo caminho sem se exporem ao perigo. Determinados a arcar com as conseqüências, agarraram Estêvão e o levaram ao concílio do Sinédrio, para julgamento. ... 

Quando Estêvão se colocou face a face com seus juízes, para responder à acusação de blasfêmia, um santo fulgor resplandeceu em seu rosto. "Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo." Atos 6:15. Os que exaltavam Moisés poderiam ter visto no semblante do acusado o mesmo e santo fulgor que resplandecera na face desse antigo profeta. O Shekinah era um espetáculo que eles nunca mais veriam no Templo cuja glória se retirara para sempre. Muitos que contemplaram a radiante fisionomia de Estêvão tremeram, e velaram o rosto; mas a pertinaz incredulidade e o preconceito não se abalaram. (ERP, pg. 276 - MM 1999). gsantos

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O POVO LEVAVA PARA A RUA OS SEUS DOENTES.

Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. (Atos 4:33).

Os que rejeitaram e crucificaram o Salvador esperavam ver os discípulos desanimados, abatidos e prontos para negar o seu Senhor. Com espanto, ouviram o testemunho claro e ousado dos apóstolos, dado sob o poder do Espírito Santo. Os discípulos trabalhavam e falavam como Seu Mestre havia trabalhado e falado, e todos os que os ouviam diziam: "Eles estiveram com Jesus, e aprenderam dEle."

Ao saírem os apóstolos, pregando a Jesus por toda parte, eles fizeram muitas coisas que os dirigentes judeus não aprovavam. O povo levava para a rua os seus doentes e os que eram afligidos por espíritos imundos; as multidões se aglomeravam ao seu redor e os que haviam sido curados davam louvores a Deus e glorificavam o nome dAquele a quem os judeus haviam condenado, coroado de espinhos e feito com que fosse açoitado e crucificado. (ERP, pg. 275 - MM 1999), gsantos

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

DESINTERESSADA ALEGRIA NO MINESTÉRIO DE CRISTO.


Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. (João 1:22 e 23).

"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista." Mat. 11:11. No anúncio feito a Zacarias, antes do nascimento de João, o anjo declarara: "Será grande diante do Senhor." Luc. 1:15. Que, em face da maneira de avaliar do Céu, constitui a grandeza? - Não o que o mundo considera como tal; não riqueza, nem posição, nem nobreza de linhagem, nem dons intelectuais considerados em si mesmos. Se grandeza intelectual, à parte de qualquer consideração mais elevada, é digna de honra, então Satanás merece nossa homenagem, porque suas faculdades intelectuais nenhum homem já igualou. Mas, quando pervertido para o serviço do próprio eu, quanto maior o dom, tanto maior maldição se torna.Valor moral, eis o que é estimado por Deus. Amor e pureza são os atributos que mais aprecia. 

João era grande aos olhos do Senhor quando, em presença dos emissários do Sinédrio, diante do povo e perante seus próprios discípulos, se absteve de buscar honra para si, mas encaminhou todos para Jesus como o Prometido. Sua desinteressada alegria no ministério de Cristo, apresenta o mais elevado tipo de nobreza já revelado em homem. O testemunho dado a seu respeito, depois de morto, pelos que o ouviram testificar de Jesus, foi: "João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse dEste era verdade." João 10:41. Não foi concedido ao Batista fazer cair fogo do Céu, ou ressuscitar um morto, como fizera Elias, ou empunhar a vara do poder de Moisés em nome de Deus. Foi enviado para anunciar o advento do Salvador, e chamar o povo a preparar-se para Sua vinda. Tão fielmente cumpriu ele sua missão, que, ao recordar o povo o que lhes ensinara a respeito de Jesus, podiam dizer: "Tudo quanto João disse dEste era verdade." Um testemunho assim todo discípulo de Cristo é chamado a dar de seu Mestre. (ERP. pg. 273 -MM 1999). gsantos

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

QUANDO O ESPÍRITO DIVINO IMPRESSIONA A MENTE.

Leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia. Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. (Nee. 8:8 e 9).

Neemias e Esdras são homens de oportunidade. O Senhor tinha uma obra especial para eles fazerem. Deviam instar com o povo para que considerassem os seus caminhos e vissem onde haviam errado; pois o Senhor não permitira que o Seu povo se tornasse impotente e confuso, e fosse levado em cativeiro, sem motivo algum. O Senhor abençoou especialmente esses homens por defenderem o que é direito. Neemias não foi separado como sacerdote ou profeta, mas o Senhor o usou para fazer uma obra especial. Ele foi escolhido como dirigente do povo. Mas sua fidelidade a Deus não dependia de sua posição.O Senhor não deixará que Sua obra seja prejudicada, mesmo que os obreiros se mostrem indignos. Deus tem homens de reserva, preparados para enfrentar as exigências, de modo que Sua obra seja guardada de toda influência contaminadora. Deus será honrado e glorificado. 

Quando o Espírito divino impressiona a mente do homem indicado por Deus como sendo apto para a obra, ele responde, dizendo: "Eis-me aqui, envia-me a mim." Isa. 6:8. Deus demonstrou ao povo pelo qual fizera tanta coisa que não condescenderia com os seus pecados. Ele operou, não por intermédio dos que se recusavam a servi-Lo com inteireza de propósito, que corromperam os seus caminhos diante dEle, mas por meio de Neemias; pois ele foi registrado nos livros do Céu como homem. Deus disse: "Aos que Me honram, honrarei." I Sam. 2:30. Neemias demonstrou ser um homem a quem Deus podia usar para derribar falsos princípios, e restaurar os de origem celeste; e Deus honrou-o. O Senhor usará em Sua obra homens que tenham para com os princípios a firmeza do aço, que não sejam demovidos pelos sofismas dos que perderam a visão espiritual.(ERP, pg. 271 - MM 1999). gsantos