Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci. ... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Ezeq. 28:14 e 15. É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de sua existência. Todavia, bastante se pode compreender em relação à origem, bem como à disposição final do pecado, para que se faça amplamente manifesta a justiça e benevolência de Deus em todo o Seu trato com o mal. Nada é mais claramente ensinado nas Escrituras do que o fato de não haver sido Deus de maneira alguma responsável pela manifestação do pecado. ... O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo.
Se para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para a sua existência, deixaria de ser pecado. Nossa única definição de pecado é a que é dada na Palavra de Deus; é: "quebrantamento da lei"; é o efeito de um princípio em conflito com a grande lei do amor, que é o fundamento do governo divino. O pecado originou-se na busca dos próprios interesses. Lúcifer, o querubim cobridor, desejou ser o primeiro no Céu. Procurou dominar os seres celestes, afastá-los de seu Criador, e receber-lhes, ele próprio, as homenagens. ... Assim enganou os anjos. Assim enganou os homens. Levou-os a duvidar da palavra de Deus, e a desconfiar de Sua bondade. ... Assim arrastou os homens a se unirem com ele em rebelião contra Deus, e as trevas da miséria baixaram sobre o mundo.
Surgiu o pecado em um universo perfeito. ... A razão de seu começo ou desenvolvimento nunca foi explicada, nem nunca o pode ser, nem mesmo no último grande dia em que o juízo se assentará e forem abertos os livros. ... Naquele dia evidenciar-se-á a todos que não há, e nunca houve, qualquer causa para o pecado. Na final condenação de Satanás e seus anjos e de todos os homens que se houverem finalmente identificado com ele como transgressores da lei de Deus, fechar-se-á toda boca. Quando a multidão de revoltosos, desde o primeiro e grande rebelde até o último transgressor, for interrogada quanto ao motivo de haver transgredido a lei de Deus, emudecerá. Não haverá resposta a dar, razão alguma de peso a indicar. [PC, 14 - MM 1065[. gantos