Nos dias de Noé, a impiedade do mundo se tornou tão grande que Deus não mais pôde suportá-la; e Ele disse: "Farei desaparecer da face da Terra o homem que criei." Gên. 6:7. Mas compadeceu-Se da raça humana, e em Seu amor providenciou um refúgio a todos os que o aceitassem. Ele deu a mensagem a Noé, a fim de transmiti-la ao povo: "O Meu Espírito não agirá para sempre no homem." Gên. 6:3.
Foi ordenado que Noé construísse uma arca, e ao mesmo tempo pregasse que Deus traria um dilúvio sobre a Terra para destruir os ímpios. Aqueles que cressem na mensagem e se preparassem para esse evento, mediante arrependimento e reforma, encontrariam perdão e seriam salvos; mas a contínua resistência aos apelos e advertências de Deus por intermédio de Seu servo Noé os separaria de Deus, e como resultado, cessariam os rogos de infinita misericórdia e amor.. (ERP, pg. 254 - MM 1999).
{*Mateus 24:37 serve como aviso para estarmos vigilantes e preparados para a volta de Cristo, pois assim como o dilúvio pegou a todos de surpresa nos dias de Noé, a vinda o Filho do Homem também pode acontecer de forma inesperada*}. gsantos