"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim". [João 5:39].
"Examinai as Escrituras." Esta é a ordem que nos vem de Cristo. Se tivesse sido essencial para nós pesquisar os Pais [da igreja], Cristo nos teria dito para fazê-lo. Mas os Pais não falam todos a mesma coisa. Qual deles escolhereis como um guia? Não há necessidade de confiarmos em incerteza. Passamos pelos Pais para aprender de Deus a partir de Sua Palavra. Isto é vida eterna, conhecer a Deus. Oh, quão gratos deveríamos ser porque a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus! Homens santos do passado escreveram esta Palavra ao serem movidos pelo Espírito. Deus não deixou Sua Palavra para ser preservada na memória de homens e transmitida de geração a geração por transmissão oral e revelação tradicional. Houvesse Ele agido assim, a Palavra teria gradualmente recebido acréscimos humanos. Teríamos sido solicitados a receber aquilo que não é inspirado. Agradeçamos a Deus por Sua Palavra escrita.
Os comentários escritos sobre a Palavra não concordam todos. Muitas vezes entram em conflito uns contra os outros. Deus não nos pede para sermos guiados por eles. É com Sua Palavra que temos de lidar. Todos podem pesquisar esta Palavra por si mesmos. E podem saber que o ensino desse livro precioso é imutável. As opiniões de seres humanos diferem, mas a Bíblia sempre diz a mesma coisa. A Palavra de Deus é de eternidade a eternidade. A Bíblia não foi dada somente para pastores e homens de cultura. Todo homem, mulher e criança deveria ler as Escrituras por si. Não dependais de pastores que a leiam para vós. A Bíblia é a Palavra de Deus para vós. O homem pobre necessita dela tanto quanto o rico, o inculto tanto quanto o culto.
E Cristo tornou essa Palavra tão clara que ao lê-la ninguém precisa tropeçar. Que o humilde camponês leia e entenda a Palavra dada pelo mais sábio Professor que o mundo jamais conheceu, e entre reis, governadores, homens de Estado, e os mais finamente educados homens que há não existe ninguém maior do que Ele. ... Buscai meios para procurar diligentemente algo que tem sido perdido. Buscai vós mesmos os tesouros ocultos. Não deixeis essa obra para o pastor. Não podeis vos conformar em serdes ignorantes da Palavra de Deus. Estudai as passagens difíceis comparando verso com verso e descobrireis que a Escritura é a chave que abre a Escritura. Aqueles que com oração estudam as Escrituras saem de seu estudo mais sábios do que quando abriram a Bíblia. [OA, 46 - MM 1983]. gsantos
Nenhum comentário:
Postar um comentário