
agir corretamente. Desejo impressionar nossa juventude com a importância da perseverança e da energia na obra da formação do caráter. É preciso, desde os primeiros anos, tecer no caráter princípios de rigorosa integridade, a fim de a juventude poder alcançar a mais alta norma de varonilidade e feminilidade.
Devem sempre conservar diante dos olhos o fato de que foram comprados por preço, e glorificar a Deus no corpo e no espírito, que Lhe pertencem. Conquanto os pais sejam responsáveis pela estampa do caráter, bem como pela educação e instrução dos filhos, é ainda verdade que nossa posição e prestatividade no mundo dependem, em grande medida, de nossa própria conduta. Daniel e seus companheiros desfrutaram os benefícios da instrução e educação corretas logo nos primeiros tempos de vida, mas essas vantagens tão-somente, não teriam feito deles o que foram.
Chegou o momento em que deviam agir por si mesmos, quando o futuro deles dependia de sua conduta. Decidiram então ser fiéis às lições que lhes foram dadas na meninice. O temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, foi o fundamento de sua grandeza. O Espírito de Deus fortaleceu-lhes cada propósito bom, cada nobre resolução. O espiritismo afirma que os homens são semideuses, não decaídos; que cada mente julgará a si mesma; que o verdadeiro conhecimento coloca os homens acima de toda lei; que todos os pecados cometidos são inocentes; pois o que quer que seja está direito e Deus não condena. O mais vil dos seres humanos é por ele representado como estando no Céu, e altamente exaltado ali. Assim ele declara a todo homem: "Não importa o que você faça; viva como lhe aprouver, o Céu será seu lar." Multidões são assim levadas a crer que o desejo é a lei principal, que a libertinagem é liberdade, e que o homem só é responsável a si mesmo. [MCP, VL. 2 - P. 552/553]. gsantos
Nenhum comentário:
Postar um comentário